Bem-Vindo ao Antena Interna!

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Quem é você no ambiente de trabalho? PDF Imprimir

 

No ambiente de trabalho você é o chato, o fofoqueiro, o divertido ou o respeitado? Quem nunca presenciou uma atitude exagerada de um colega no ambiente de trabalho? Ou ouviu aquele tipo de comentário desagradável sobre outras pessoas, reclamações e discussões desnecessárias?

Alguns profissionais não conseguem ponderar suas atitudes e acabam transformando o ambiente de trabalho em um lugar pesado, e até influenciam outros colegas. Comentários negativos e falta de profissionalismo podem provocar acúmulo de estresse e falta de ânimo para o trabalho, além de tornar o dia a dia mais difícil.

É importante prestarmos muita atenção nas nossas atitudes, evitando, o máximo possível, desconfortos entre as relações com outras pessoas. Se isso já é importante em nossa vida pessoal, no ambiente de trabalho então, torna-se indispensável.

Você se sentiria bem sabendo que está desagradando seus colegas ou dificultando seu próprio convívio dentro da empresa? Para evitar essas situações, o Antena Interna deste mês traz cinco dicas básicas para que você repense suas últimas atitudes e tome o devido cuidado daqui pra frente.

Vamos conferir?

Dica 1 – Tom de voz:


 
Alguns departamentos requerem maior concentração dos profissionais durante as atividades e, para isso, é necessário que o ambiente não esteja barulhento. Isso não quer dizer que a empresa deve estar em total silêncio durante todo o dia, mas existem momentos em que é necessário fazer silêncio, respeitando os colegas. Ao atender ou falar ao telefone, evite o tom de voz alto. Se o problema for ligação de baixa qualidade, transfira seu atendimento para um local mais isolado, se possível. Desta forma, você terá mais privacidade no seu atendimento e ajudará outros colegas a cumprirem tarefas.

Dica 2 – Notificações pessoais:



O uso excessivo do celular no ambiente de trabalho é um fator que vem ocasionando problemas para muitas empresas, e, inclusive, comprometendo os resultados do trabalho de profissionais. É importante que seu celular esteja ligado para o caso de urgências, porém, ao entrar na empresa, coloque no modo silencioso. Além disso, existem inúmeros aplicativos que fazem um alerta toda vez que uma pessoa recebe notificações ou mensagens, e isto pode irritar outros profissionais. Priorize suas atividades e mantenha o celular pessoal em uso restrito durante o expediente.

Dica 3 – Reserve um tempo para cuidar da aparência:


 
Apostamos que você já ouviu comentários sobre a roupa de outros colegas da empresa, e se outras pessoas comentam, imagine o que vai pensar o diretor!
As maiores vítimas destes casos são os profissionais que não conseguem separar ocasiões. Roupa curta, por exemplo, pode trazer uma imagem vulgar para as mulheres. Barba por fazer, unhas e cabelos mal tratados transmitem a impressão de falta de organização e até de higiene, portanto, procure cuidar dos detalhes que apresentam você como profissional, pois isso pode influenciar na hora de conquistar cargos mais altos e o respeito tão desejado.

Dica 4 – O perfil negativo:


 
Em todas as empresas existe o perfil do fofoqueiro e o que vai falar mal de qualquer atitude alheia. É importante que os profissionais compreendam que pessoas agem de formas diferentes nas diversas situações do dia a dia. O fofoqueiro é aquele que sempre vai criticar outros colegas e fazer comentários desnecessários sobre a empresa. Antes de fazer esse tipo de comentário, pense se é necessário transmitir a sua forma de pensar para outras pessoas. Um comentário maldoso, por exemplo, pode transformar você em uma pessoa antipática. A sua influência negativa pode desmotivar diretamente uma pessoa que, até então, estaria animada com seu trabalho dentro da empresa. Não seja o fofoqueiro, escolha ser o respeitado e, para tanto, respeite.

Dica 5 – Leia e releia, depois envie:


 
Muitos são os e-mails com erros, desnecessários, de português. A pressa ao enviar, falta de conferência e desatenção ao trabalho pode transformar você, aos olhos de quem está recebendo, em um profissional menos competente do que realmente é. Ao enviar e-mails com erros de português, o destinatário certamente pensará que você escreveu errado por não saber a forma correta, e essa impressão veta oportunidades. Antes de concluir o envio, releia seu texto, resuma e certifique-se de que está de fácil compreensão. Se tiver dificuldade, chame um colega para ler e peça opiniões. Redobre o cuidado quando enviar e-mails a gerentes e diretores.
 
Excelente trabalho a todos!

 

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